sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Lamúria Abissal


Lamúria Abissal é uma banda formada por Iuri Calado 'Thy Despair', também conhecido como 'Reverand Despair', nos vocais/letras e Caio Ramon 'Pale' em todos os instrumentos, no Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 2011. Ambos já amigos desde a infância. Nas palavras de Thy Despair, o nome da banda expressa "o lamento daqueles que nunca viram a luz da vida, ou qualquer que seja". Logo na primeira demo é captado isso, lamúrias vindo do mais obscuro abismo interior. As letras remetem toda a fadiga e exaustão de sobreviver diante de uma miserável existência. As decepções diante de qualquer relacionamento com os seres humanos, os rompimentos de laços alicerçados em confianças - facilmente quebradas por uma das partes - o peso de sobreviver em meio à rejeição e negação da vida e, como tudo isso cansa fisica e mentalmente o indivíduo. As buscas de aliviar a dor são sempre momentâneas e, por fim, só geram mais frustrações.
Com a sonoridade bruta, pouco lapidada porém com riffs marcantes, vocais intensos com muito sofrimento, letras que remetem sair do fundo de um peito dilacerado pela vida, seguindo com uma coesão ímpar que se arrastou por todos os trabalhos posteriores, marcou a demo Cânticos de Um Além Abismo que foi lançada, em fevereiro de 2012, pelo selo Depressive Illusion Records, em 100 cópias no formato K-7. Neste mesmo ano, esta demo veio a ser relançada pelo selo Rigorism Production com edição limitada de 50 cópias em CD. A arte da capa foi feita por Fernando Count Old (que lidera projetos como Old Throne, Anti-Life, Count Old e Neblina Suicida). Apesar de ser chamada de demo, soa muito mais do que uma mera demonstração. A qualidade é impressionante.
Em outubro de 2012 o primeiro álbum é lançado pela Rigorism Production. O Último Descanso Finalmente lhe é Concedido traz uma intensidade similar à demo, acrescido de um caos dos mais profundos e destrutivos sentimentos humanos. O instrumental soa ríspido mas bastante impactante, com guitarras corrosivas que criam uma atmosfera perfeita para as letras com emoções autênticas e que são verdadeiros poemas. Letras que se mantém com influências do ultra-romantismo, um movimento do século XIX de língua portuguesa conhecido por ser obscuro e autodestrutivo. As temáticas envolvem decepções, rejeições, vazio existencial, ódio, dor, sofrimento, isolamento, fadiga mental, depressão, suicídio e morte. A capa do álbum é a fotografia do suposto fantasma do Sanatório de Waverly Hills, em Louisville, Estados Unidos. Segundo as lendas, a imagem é do espectro da enfermeira que teria cometido suicídio e que pode ser visto vagando pelos corredores do hospital. Deixando de lado as histórias paranormais, o fato é que capa remete muito bem o obscuro, o desconhecido, a insanidade, o pavor de viver, sobreviver ou meramente existir. A faixa de abertura, Amado Ódio Retroativo, se inicia apenas com uma guitarra pouco distorcida soando um riff que, logo, dá vazão para todos os outros instrumentos se juntarem. Os vocais de Thy Despair são profundamente desoladores e transmitem sentimentos de fúria com uma dor que não se pode sanar de jeito algum. Os riffs de guitarra são hipnóticos e se fixam facilmente na mente do ouvinte. A bateria segue em ritmo direto mas se mescla perfeitamente aos demais instrumentos. Faltando cerca de dois minutos antes da canção encerrar, ela reduz o peso e uma guitarra entra solando de forma muito melancólica e, novamente, é preenchida pelos vocais e lamúrias de Thy Despair. Me Afogando em Lâminas e Comprimidos se incia com alguns acordes limpos de guitarra que são sobrepostos, logo em seguida, pelos outros instrumentos. Segue a mesma linha de peso e desolação da faixa anterior. A letra fala do ódio que envolve o eu lírico, que se cansou de tudo ao seu redor, das noites e dos dias, das pessoas e seus abandonos. Há pequenas partes de vocais limpos e chorosos se alternando com os guturais rasgantes. O Fantasma de um Rancoroso Passado se inicia com um denso teclado já transmitindo o que vem pela frente, o instrumental mais rápido entra mas o teclado se mantém mais lento e penetrante como se cortasse lentamente e profundamente a carne. Os vocais atormentados se alternam com cantos limpos. A letra, embora triste, transmite certa resignação que o eu lírico está buscando para aceitar o inevitável fim das relações pessoais bem como o fim de tudo na vida. A música que leva o nome da banda, Lamúria Abissal, se inicia com o trecho do filme brasileiro Morte e Vida Severina. A sonoridade é arrastada e bastante melancólica. É a música mais longa do álbum, com pouco mais de 14 minutos. E, embora seja longa, no meio dela há uma redução do tempo sonoro e um riff limpo de guitarra ecoa juntamente com os berros e urros de dor por parte de Thy Despair que, logo em seguida, começa a recitar com vocais limpos. Essa quebra sonora se encaixou perfeitamente pois não deixa a canção tediosa ao ouvinte. O trecho "Não existe, quem me odeie mais, do que o nojo, que sinto de mim mesmo" expressa a mensagem de auto-ódio que a banda procura gerar neste álbum. ...de uma Profunda e Cancerígena Melancolia encerra o álbum com o mesmo peso inicial. Riffs de guitarras se repetem e criam uma densa e triste atmosfera que impregna na mente do ouvinte e não sai mais. A letra é um expurgo da mais profunda dor enraizada nos confins da mente do indivíduo. A escuridão soterrou toda luz que poderia o levar a um caminho menos doloroso. As decepções com as pessoas e consigo mesmo vem à tona de forma crua. Não há mais vontades, não há mais anseios, não há coisa alguma a não ser a melancolia que, assim como um câncer, devora toda carne ao redor, devora todos seus dias. O seu amanhã já foi entregue ao vazio mais aterrorizante que possa existir. A desolação o consome internamente enfraquecendo cada célula de seu fatigado corpo. Os questionamentos existenciais são vomitados aos ventos frios que jamais trarão qualquer resposta. A dor, apenas a mais profunda e pungente dor, é a resposta inerente à existência. Ao ser lançado no abismo as chances de retornar à superfície são, severamente, aniquiladas. Solidão, trevas e dor, isso é tudo que há para sentir e enxergar, isso é tudo que se pode contemplar quando se está para além do abismo, para além das lamúrias abissais. Faltando cerca de 3 minutos antes de encerrar a canção, Thy Despair faz um breve discurso, um desabafo, que é acompanhado por sons de chuva e, em seguida, um riff limpo de guitarra é executado, majestosamente, por Pale até que a canção completamente se desvaneça
Em março de 2014 é lançado, pela No Remorse Records, o split Spilled into This Disgrace of World, na plataforma de música digital bandcamp, junto com a banda Born an Abomination. A música Esmorecido Solstício da Morte se inicia com uma suave melodia que segue com guitarras rasgantes e vocais já marcantes de Thy Despair. Ela se alterna com riffs de piano mas sem alterar a estrutura densa e depressiva construída. Ex Nihilo Nihil Fit é um ode ao niilismo, com uma sonoridade fúnebre composta por um piano e por uma guitarra sem distorção, a letra é recitada e fala sobre o Nada e a aceitação da morte, a única experiência real da vida.
Em abril de 2016 é lançado o EP Passagem para o Além Abismo, na plataforma digital bandcamp. E, no mês de julho, é lançado em CD limitado a 50 cópias, pelo selo Cvlminis. As músicas mantém o pêndulo entre uma sonoridade parte calma com uso de teclados, alternando com um peso brutal de guitarras agonizantes e vocais de puro ódio e sofrimento. Estupor de Viver mantém mais vocais limpos mas sem perder o sentimento de desolação característico de Thy Despair. Um som simbila pela música como se fosse um pendulo e reflete bem a mensagem da letra e do próprio título, o tempo paralisa, anos e mais anos nas mesmas lamúrias, nas mesmas dores e angústias que nunca cessam. Orquídea Sangrenta segue uma linha similar a anterior, com um piano minimalista e hipnotizante. Lavrando Defuntos se inicia com o trecho do filme Morte e Vida Severina e, em seguida, uma bateria começa marchar, tendo um teclado como pano de fundo, apenas para abrir lugar ao peso que vem em seguida. Em Solidão, a introdução usada é de um trecho do filme Donnie Darko que fala sobre a solidão que nos amedronta, quer queiramos ou não. Um riff limpo de guitarra entra e a bateria cadenciada mantém a estrutura para os vocais agonizantes. A música avança com o peso característico da banda. O trecho "Esse mundo é lugar para outros, não pertenço aqui, tão pouco aos que aqui habitam , não posso contar com os outros", expressa muito bem o sentimento de vazio e solidão que envolve o eu lírico e que, por fim, recai sobre cada ser humano que segue em seu próprio mundo de devastador silêncio. O álbum fecha com um cover, muito bem interpretado, de Eternal Beauty of Trees da banda chilena de folk doom Uaral.
Em julho de 2017 é lançado, digitalmente, pelo selo Order Noktondurner o split A Rainha é Sempre Impecável, com as bandas NuktruktРаскаянье. As faixas Anestesia e Excelsiori trazem uma sonoridade um pouco diferente dos trabalhos anteriores, mas sem perder a essência e as características que fazem a banda ser tão singular.
Em outubro de 2017 é lançado o álbum Eterno Outono da Alma, pela Sinistrion Distro. A evolução sonora aqui é bastante perceptiva, as guitarras soam mais claras, mesmo distorcidas, a bateria mantém maior velocidade mas sem deixar de ser cadenciada, uma linha melódica pela guitarra se estende por algumas músicas, resultando em um instrumental tão expressivo quanto a parte lírica. Os vocais desoladores continuam como antes, precisos e gerando a atmosfera perfeita para uma viagem dentro do abismo que assola o ouvinte. O uso de teclados é maior neste álbum, seja nas introduções ou em interlúdio das músicas. As letras abordam a decadência humana, a dor e sofrimento que, como uma árvore, possui suas raízes profundas. Comparado ao álbum anterior, há bastante mudanças mas, entre esses dois álbuns, existem lançamentos que interligam essa evolução e só mostram como a banda segue fazendo um ótimo trabalho através dos anos.
A banda é uma forte representante do Depressive Black Metal no país, com a característica de cantar músicas no próprio idioma. Possuem uma significativa quantidade de fãs no meio underground do metal negro brasileiro. Também foi, e ainda é, grande influencia para outros projetos e bandas de DSBM no país.
Pale tem o projeto neoclassical Pale's Winter, o de brutal death metal Leviathan Necrosis e o de dark experimental/ambient .rar. Também faz parte das bandas Candeliere e Hatend.
Thy Despair faz parte das bandas Cursedflesh e Ensimesmamento. Também, fez os vocais da canção Wind da banda brasileira Help.
Já foi cogitada apresentações ao vivo da Lamúria Abissal por todo o país mas, por enquanto, nada foi confirmado.
No dia 16 de abril de 2019 foi postado uma nota, na página oficial da banda no facebook, expressando agradecimento aos fãs e relatando o hiato em que a banda entraria dali em diante, sem data prevista para um retorno ou lançamento de novas músicas.

Discografia:
Cânticos de Um Além Abismo "Demo" (2012)
O Último Descanso Finalmente lhe é Concedido (2012)
Spilled into This Disgrace of World "Split" (2014)
Passagem para o Além Abismo "EP" (2016)
A Rainha É Sempre Impecável "Split" (2017)
Eterno Outono da Alma (2017)

Membros:
Thy Despair - Vocais (2011 - 2019)
Pale - Todos os instrumentos (2011 - 2019)

2 comentários:

  1. Olá! Gosto muito do seu canal do YouTube. Seu canal sumiu. O que aconteceu? Há outro lugar onde publique os conteúdos? São muito bons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Infelizmente, o canal foi removido pelo Youtube. Segundo as novas regras, havia conteúdo "nocivo e perigoso". Os conteúdos estavam apenas lá, o que foi um erro meu. Mas, dentro do possível, trarei alguns vídeos com legendas aqui mesmo no blog.
      Obrigado por acompanhar!

      Excluir