sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Novidades de 2019


Esta lista inclui bandas e projetos formados no ano de 2019 e que lançaram material, demo, EP ou álbum, no mesmo ano.





1. Angustifolia - Vocais desolados e cobertos por uma gelada neblina são mesclados à sonoridade cadenciada e atmosférica desta banda. Envolvente do começo ao fim, o ouvinte pode sentir o desligamento de suas dores e viajar por paisagens menos perfurantes onde reina cinzentos bosques mas, ainda assim, tão cheios de vida. Longe das vozes e outros barulhos infernais da cidade, pode, enfim, deitar sobre a grama e fechar seus fatigados olhos aguardando o inevitável.
https://rytruviskerka.bandcamp.com/

2. Nihilistium - Atmosfera lenta, densa e penetrante que conduz a uma jornada em meio aos nevoeiros trapaceiros da existência, onde paira a depressão, mágoas, angústias, vazio existencial, solidão, niilismo e pensamentos suicidas, é o que nos traz essa banda formada no País de Gales por Mörtemiis, sendo ela a única integrante da banda.
https://nihilistiumdsbm.bandcamp.com/

3. Ingenting til Livet - Unindo a aspereza do Raw com a melancolia do Depressive Black Metal esta banda surge, na cidade brasileira de Ponta Grossa, Paraná, com uma demo que é o início de uma longa jornada por sombrios bosques, gélidas noites e lagos preenchidos pelo sangue de quem vaga nas trilhas da dor e do sofrimento, buscando, unicamente, o seu próprio fim, embora este fim esteja cada vez mais distante.
https://www.youtube.com/watch?v=yvwncJacbm0

4. No... - Simplicidade e originalidade define esta banda alemã. Nascida em uma terra fértil para bandas de DSBM, ela surge para continuar mantendo a trilha alicerçada na profunda desolação que cerca a existência. Intercalando vocais em furor, sons ambientes, guitarras distorcidas e instrumentos acústicos, o resultado final é bastante atraente sem perder a negativa inerente ao seu nome.
https://no-official.bandcamp.com/

5. Leave - Ríspida, inebriante e docemente sufocante são alguns dos adjetivos que expressam a sonoridade desta banda canadense. Uma densa atmosfera que despenca sobre o ouvinte e o leva a trafegar pelos vales sombrios onde um dia existiu luz. Mas essa escuridão não é de toda ruim, cada passo em direção a ela, mais acolhido se está, o que torna a escuridão interna e externa uma só fonte para continuar sobrevivendo no mundo, apesar de toda dor massacrante.
https://leavedsbm.bandcamp.com/

6. Pessimista - Soterrada na profundidade abissal da vida se encontram as nossas mais sombrias emoções que emergem até a superfície através da belíssima e agressiva sonoridade dessa banda brasileira formada por Jaketeme. Vociferando amargas lamúrias sobre a existência que nos envolve e nos alimenta com ilusões e impossibilidades, nos conduzindo aos desejos irrealizáveis, os temas das canções fazem jus ao nome da banda.
https://pessimista.bandcamp.com/

7. Nattag - Noise e DSBM? Experimentações ruidosas e angústias? Rótulos são desnecessários pois esta banda se insere, por si só, em caminhos dissonantes da música sombria e melancólica. Direto do Sul do Brasil, mais especificamente do Paraná, surge o "trem noturno", significado do nome da banda em sueco, remetendo à paisagens etéreas saturadas da mais crua tristeza e desesperança cotidiana.
https://nattag.bandcamp.com/

8. Haldol - Usado no tratamento de transtornos mentais, Haldol é um medicamento da classe de neurolépticos, o que nos faz pensar que a banda deve ser indicada como uma espécie de terapia a todos que padecem de algum sofrimento mental. Pulsando entre o Depressive Rock/Narcotic Metal, a sonoridade nos conduz a uma certa alegria melancólica, aquela cuja só podemos sentir através da boa música.
https://www.youtube.com/watch?v=hChTf12UjBQ

9. Ensimesmamento - Fazendo submergir o desejo de se voltar para dentro, de repensar na própria existência, esta banda coloca o ouvinte diante de seu Eu perdido na escuridão da vida. Confrontando a si mesmo, o indivíduo precisa arquitetar um plano contra as suas mazelas mais profundas, tentando gerar meios de manipulação dessas formas para que se possa produzir uma transformação mínima ao seu redor, suficiente para que a sua dor oprima um pouco menos e, em consequência, lhe permita mais frequentes e folgados ensimesmamentos. Formada por Astratta e Thy Despair, esta banda traz a crueza do sofrimento em conjunto com a filosofia.
https://ensimesmamento.bandcamp.com/

10. Syrgja - Quando sua visão se turva diante da miséria cotidiana, do ódio por ser abandonado em meio às noites de amarguras e dias de total pesar, você precisa regurgitar isto de alguma forma, e Skáld faz isso nesta banda formada unicamente por ele. Percorrendo o Depressive Rock/Narcotic Metal, Syrgja, termo para "luto", é originária do Condado da Värmland, Suécia, terra de muitas bandas que, ao longo dos anos, vêm abordando a desolação em meio ao concreto da vida urbana.
https://syrgja.bandcamp.com/

11. Cold Bleeding - A melancolia presente na natureza e em suas belas e sombrias paisagens se aprofundam com a sonoridade crua e minimalista desse projeto de um homem só, formado na Rússia, que empresta seus vocais carregados de dor e desespero refletindo, de forma pura, a solidão inerente a todo ser humano.
https://coldbleeding.bandcamp.com/

12. Gilles de Rais - Penetrando nas profundezas do sofrimento humano, carregada de fúria e desespero, essa banda formada em Catalunha, Espanha, evidencia o desprezo pela vida, pela sociedade e por toda escória humana que rasteja pela superfície terrestre.
https://gillesderais.bandcamp.com/

13. To Dwell in Longing - Riffs congelantes exalando a morosidade da vida que paralisa diante da ausência de calor, linhas de baixo e bateria se arrastando em meio aos vocais de pranto e pesar pela existência, são trazidos à tona com essa banda estadunidense formada por Armorer.
https://todwellinlonging.bandcamp.com/

14. Antissocial - Percorrendo elementos do Depressive Black Metal e Depressive Rock,sonoridade desta banda prende o ouvinte com as pulsantes e enfáticas levadas de bateria e riffs hipnotizantes de guitarra, ao fundo. Os vocais expressam a angústia confinada no âmago do ser mas se mantém sem distorções, o que permite ao ouvinte acompanhar a parte lírica. 
https://antissocial.bandcamp.com/

15. Apricitas - Vocais extremamente desesperados evocando dor, fúria e aversão pela própria existência se mesclam a uma instrumentação rápida sem perder os fragmentos de melancolia. Formada por membros estadunidenses residindo em cidades distintas, Nova York e Califórnia, essa banda é a expressão máxima de emoções à flor da pele.
https://apricitas.bandcamp.com/

16. The Ember, the Ash - Banda canadense, mais precisamente de Ontário, carregada de uma atmosfera tomada pela mais sufocante escuridão. Os vocais se aprofundam de tal forma que o clamor pelo fim da dor é palpável. Os instrumentos se unem de forma singular resultando numa orquestração fria, depressiva e remetendo a uma desolação interminável.
https://theembertheash.bandcamp.com/

17. Solidão - Violentas e dolorosas melodias dando vazão às emoções enraizadas nos confins da vida são vociferadas por esta banda brasileira. Com Ose Agares nos vocais e Solfieri Süskind Angst nos instrumental, a banda manifesta com precisão o sentimento desolador que assola a existência humana e a nomeia.
https://solidaodsbm.bandcamp.com/

18. Asahara - Oscilando entre uma crua névoa e uma profunda hibernação interior, essa banda estadunidense traz a pureza do Metal Negro Depressivo Suicida, remontando bandas da década de 2000, com riffs de guitarra minimalistas, vocais urrantes e imersos em intensa obscuridade aliadas às letras que exalam o pavor pela existência.
https://asaharabm.bandcamp.com/

19. Illarith - Formada inicialmente como um projeto de Dungeon Synth em abril, a banda mudou no mês de agosto para o Depressive Black Metal com elementos de Dark Ambient. Sonoridade mórbida com vocais soterrados em agonia são expressos no EP de estréia.
https://illarith.bandcamp.com/

20. Abyssal Pain - Formada em Angra dos Reis por Serotonin, essa banda brasileira surge dosando linhas acústicas com riffs minimalistas de guitarra, bateria cadenciada e vocais impetuosos, falando da dor que ultrapassa o indivíduo e o conduz ao enterro de suas próprias esperanças, chegando a conclusão de que o inverno, trazendo o mais denso frio, ainda é o mais aquecedor que ele poderá sentir diante da interminável nevasca que congela suas emoções e sentimentos e tudo o mais dentro de si.
https://soundcloud.com/abyssal-pain/

21. Alivium - A força de vocais femininos estão bastante presentes em bandas de DSBM, atualmente. Esta é um exemplo de furor mesclado com desolação em meio a uma sonoridade crua, densa e que exalta a aspereza encontrada na rotina humana. Formada por Das Irrlicht e Daemon Saiph, é uma das bandas promissoras do ano e que, certamente, logo lançará um material mais amplo carregado das características já expressadas na canção de estréia. 
https://www.youtube.com/watch?v=fGub8Nz5Q5E

22. Sørgmodig - DSBM instrumental não é novidade dentro do subgênero mas esta banda brasileira traz originalidade. Dosando melodias suaves com uma bela melancolia, ela ilustra paisagens visuais no ouvinte. É como se uma viagem por bosques cinzentos, que abrigam apenas aquelas pessoas que estão saturadas de uma vida sufocante em meio às paredes de concretos urbanas, tivesse início.
https://soundcloud.com/henrique-cruz-912464256/sorgmodig-dod

Nenhum comentário:

Postar um comentário